De uma só vez a Fiat anuncia três novidades para três segmentos
diferentes. A linha 2013 da picape Strada, do sedã compacto Siena e da
perua Palio Weekend chega para dar ainda mais embalo à família Palio no
Brasil, que agora está mais dividida.
O trio sofreu uma reestilização visual, no interior e cada carro recebeu
novidades específicas para ficar mais competitivo na respectiva
categoria.
|
Fiat Strada Adventure 2013 |
Líder de mercado há 12 anos consecutivos, a picape Strada tem como uma
de suas novidades a motorização E-torQ 1.6 16V, que se soma às Fire 1.4 e
E-torQ 1.8 16V, e passa a oferecer a Cabine Dupla em todas as versões.
Já o novo Palio Weekend está disponível em quatro versões, que tem à sua
disposição três motorizações: Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8
16V. Enquanto que o sedã Siena EL vem equipado com os motores Fire 1.0 e
1.4, mantendo a distância do Grand Siena.
Por fora
Strada, Siena e Palio Weekend receberam, provavelmente, a última
reestilização de suas atuais gerações, já que os três devem mudar mais
radicalmente nos próximos anos, como aconteceu com o Palio.
Com as alterações da linha 2013, o trio tem nova dianteira, com linhas
mais leves, novos para-choques, grade superior com desenho em colméias e
uma barra horizontal cromada, remetendo ao
family feeling Fiat. As traseiras ganharam apenas lentes escuras nas lanternas.
|
Fiat Strada Adventure 2013 |
As versões Adventure de Palio Weekend e Strada também receberam um novo
para-choque dianteiro. Ele tem visual mais robusto e agradável, que deve
manter a família "aventureira" na disputa por mais algum tempo. Na
traseira da perua, a barra cromada no centro da tampa do porta-malas,
com o escrito "Adenture", chama a atenção.
Não custa comentar mais uma vez que Palio Weekend e Strada já pedem uma nova geração. O Siena já saiu dessa fase.
Externamente ainda foi criado um conjunto de novas rodas e calotas para
os três veículos 2013 da Fiat. Um dos destaques é a nova roda de 16
polegadas para a versão Adventure, com pneus de uso urbano.
|
Fiat Strada Adventure 2013 |
Por dentro
O interior dos modelos recebeu novos tecidos, novo volante, quadro de
instrumentos com novas grafias, além de novos porta-copos, objetos e
revistas. Segundo a Fiat, a soma de todos esses elementos resultou em um
ambiente interno mais agradável, harmônico e funcional.
De acordo com a marca, o tema principal do design do interior são as
formas em alto relevo, bem caracterizadas na nova tampa do airbag, nas
novas saídas de ar e na parte central do painel de instrumentos,
chegando aos detalhes no quadro de instrumentos, nas molduras da bússola
e do inclinômetro nas versões Adventure e até nas bolsas porta-objetos
das portas dianteiras.
|
Fiat Strada Trekking 2013 |
O rádio também é novo, com aspecto mais moderno, mas não ficou tão bem
casado no painel como o anterior. Os botões de comandos do carro, que
ficam logo abaixos dos botões do rádio, são bem estranhos, e parecem
estar fora de contexto.
Strada
A nova gama da picape Strada é formada por nove versões, composta pelas
Cabines Simples, Estendida e Dupla, três níveis de acabamento (Working,
Trekking e Adventure) e agora também com três diferentes motorizações:
Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V.
|
Fiat Strada Trekking 2013 |
Internamente, a nova picape Strada recebeu novos painéis com novos
difusores de ar e quadro de instrumentos com grafia mais moderna e
diferenciada para cada versão. Os bancos ganharam uma nova estrutura e
novos tecidos na sua forração, assim como os painéis das portas. Os
sistemas de movimentação longitudinal dos bancos foram revistos para
maior facilidade de operação. E para aumentar o conforto, o modelo vem
com um apoio para o pé esquerdo do motorista.
Disponivel com cabines simples, estendida e dupla, e com motor 1.4, a
Strada Working, versão de entrada da família, vem equipada de série com
trip computer, alertas de limite de velocidade e manutenção programada,
cintos de segurança retráteis de três pontos com regulagem de altura,
follow me home, retrovisores externos com comando interno, apoio para o
pé (lado do motorista), grade protetora do vidro traseiro,
porta-escadas, tampa da caçamba - removível - com chave, ganchos para
amarração de carga na cabine e na caçamba e porta-objetos nas portas.
Como opcionais, ela oferece o sistema HSD, direção hidráulica,
ar-condicionado, volante com regulagem de altura, janela traseira
corrediça, faróis de neblina, capota marítima, rádio Connect CD MP3,
viva voz Bluetooth e entrada USB.
|
Fiat Strada Trekking 2013 |
Com novas rodas, calotas e com retrovisores externos na cor do veículo, a
versão Trekking agora melhor desempenho com o propulsor E-torQ 1.6 16V,
que desenvolve potência de 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol.
Outra grande novidade do Fiat Strada Trekking 2013 é a nova versão
Cabine Dupla, que se junta à simples e estendida.
A versão Trekking também passa a contar na lista de série airbags
dianteiros e freios ABS com EBD, vidros e travas elétricos, além de
direção hidráulica e faróis de neblina. A picape ainda oferece como
opcionais itens como ar-condicionado, capota marítima, volante de couro
com comandos do rádio (6 botões), rodas de liga leve 14”, rádio Connect
CD MP3/WMA e teto solar.
|
Fiat Strada Working 2013 |
Além das mudanças já citadas, a Strada Adventure (Cabine Estendida e
Dupla) tem como destaques o diferencial blocante Locker e o câmbio
manual automatizado Dualogic,que ainda não evoluiu para o Dualogic Plus.
|
Fiat Strada Working 2013 |
O novo volante de três raios pode contar com os controles do rádio e
borboletas para as mudanças de marchas quando o câmbio escolhido for o
Dualogic. A nova picape Adventure inclui também na sua lista de
equipamentos o sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com
porta USB e conexão Bluetooth para o celular. O modelo traz ainda, de
série, airbags dianteiros, freios ABS
com EBD, vidros e travas elétricos, ar-condicionado,. Entre os
opcionais, destaque para bancos revestidos parcialmente
em couro bicolor, teto solar e capota marítima.
|
Fiat Strada Working 2013 |
Para a versão top da picape está reservada a motorização E-torQ 1.8 16V,
que desenvolve 130 cv de potência com gasolina e 132 cv com etanol. Os
detalhes de acabamento ficam por conta de estribos laterais
antiderrapantes, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal,
faróis de profundidade, molduras nas caixas de rodas exclusiva
Adventure, pneus de uso misto, mais proteções laterais das portas com
inscrição Adventure. As rodas, também com novo design, são de aro 15” e,
opcionalmente, podem vir com aro de 16” e pneu de uso urbano.
|
Fiat Palio Weekend Attractive 2013 |
Palio Weekend
Toda linha Palio Weekend 2013, não importante a versão (Attractive,
Trekking, Adventure e Adventure Dualogic) e a
motorização (Fire 1.4 Flex, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V), sai de
fábrica equipada com nova grafia do quadros de instrumentos, cuidados
especiais na forração interna - bancos e portas - com a adoção de novos
tecidos; além de uma nova estrutura para os bancos, que facilitam sua
operação na regulagem de altura e longitudinalmente; airbags dianteiros e
freios ABS com EBD.
|
Fiat Palio Weekend Attractive 2013 |
Os novos volantes de três raios podem trazer comandos para o rádio e
borboletas para a troca de marchas, se o câmbio for Dualogic. O novo
modelo ainda pode vir equipado com sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio
CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth para o celular.
|
Fiat Palio Weekend Attractive 2013 |
A versão Attractive, equipada com motor Fire 1.4, tem maçanetas,
retrovisores externos, para-choques, minissaias laterais e aerofólio
traseiro na cor do veículo e traz entre os seus itens de série alertas
de limite de velocidade e manutenção programada, Trip Computer
(distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade
média e tempo de percurso), comando interno de abertura do porta-malas e
da tampa do tanque de combustível, direção hidráulica, Follow me home,
brake light, entre muitos outros. A lista de opcionais tem barras
longitudinais no teto, ar-condicionado, vidros elétricos traseiros com
one touch e antiesmagamento, banco traseiro bipartido e comando rádio no
volante.
|
Fiat Palio Weekend Trekking 2013 |
A versão Trekking do Palio Weekend tem como diferencial da Attractive:
motor E.torQ 1.6 16V, barras longitudinais no teto, moldura nas caixas
de roda, faróis biparábola com canhões negros e moldura cromada, grade
frontal na cor preta, mais maçanetas, soleira externa das portas e
aerofólio traseiro também na cor preta, suspensão elevada e iluminação
do porta-malas. Alguns dos seus opcionais: ar-condicionado, chave
canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; sensor
de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido e comando rádio no
volante.
|
Fiat Palio Weekend Trekking 2013 |
Com um visual exclusivo, que vem com barras longitudinais no teto com
brake light integrado, faróis de profundidade, retrovisores externos com
luzes indicadoras de direção integradas e grade frontal cromada, o novo
Palio Weekend Adventure é muito completo em equipamentos. Ele traz a
mais dos itens de série da Trekking: motor E.torQ 1.8 16V, mais
ar-condicionado, Trip Computer B, bússola e inclinômetros longitudinal e
transversal, acabamento cinza na parte central do painel de
instrumentos, indicador de portas e porta-malas abertos, protetor de
cárter, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das
portas, entre outros.
|
Fiat Palio Weekend Trekking 2013 |
Entre os seus opcionais encontra-se o Locker (bloqueio do diferencial),
bancos revestidos parcialmente em couro, vidros elétricos traseiros com
one touch e antiesmagamento, sensor de estacionamento traseiro,
subwoofer, comando do rádio no volante e volante com alavancas de
seleção das marchas tipo borboleta (para a versão Dualogic).
|
Fiat Siena EL 2013 |
Siena EL
Disponível nas versões EL 1.0 1.4, a linha Siena recebeu novas rodas de
liga leve e calotas, bancos com revestimento em novo tecido, novo
volante de três raios, porta-objetos, bolsas porta-revistas no encosto
dos bancos dianteiros, porta-óculos e porta-objetos móvel tipo
“copinho”.
A parte central do painel também foi revista, assim como o quadro de
instrumentos com fundo preto que dispõe de: velocímetro, conta-giros,
marcador de temperatura da água e display com relógio, trip computer, My
Car Fiat e indicador de nível de combustível. O sistema de som também
apresenta novidades e pode ser composto por novos rádios CD/MP3 e
CD/MP3/Connect com porta USB e conexão para iPod e Bluetooth. Ganhou
também nova arquitetura elétrica, e os bancos receberam uma estrutura
que facilita sua regulagem na movimentação longitudinal. Para maior
conforto do motorista, o EL vem com apoio para o pé.
|
Fiat Siena EL 2013 |
Externamente, o modelo se destaca pela grade frontal com acabamento
cromado, para-choques e minissaias laterais na cor do veiculo, mais
maçanetas e retrovisores externos na cor preta. O Siena EL vem equipado
de série com alertas de limite de velocidade e manutenção programada,
comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque do
combustível, Follow me home, desembaçador do vidro traseiro temporizado,
revestimento porta-malas completo, tomada 12V, entre outros itens.
|
Fiat Siena EL 2013 |
Entre os opcionais, destaque para airbag duplo, freios ABS com EBD,
ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com one
touch e antiesmagamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros com
one touch, travas e retrovisores externos elétricos, rádio Connect CD
MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz, Bluetooth, entrada USB,
rodas de liga leve e faróis de neblina.
O Siena EL pode vir com motor Fire 1.0 Flex com potência de 73 cv
(gasolina) e 75 cv (etanol) e torque de 9,5 kgfm (gasolina) e 9,9 kgfm
(etanol); ou o propulsor Fire 1.4 HP Flex, com potência de 85 cv
(gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm
(etanol).
|
Fiat Palio Weekend Adventure Locker Dualogic 2013 |
|
Resumo da obra
A linha 2013 dos novos Fiat realmente os tornam ainda mais competitivos
no mercado nacional. Mas a família Palio nunca esteve tão separada como
atualmente. De um lado temos o Palio Fire, com visual da segunda
reestilização do modelo; do outro temos o novo Palio, que vive a
plenitude da sua segunda geração; mais para o lado temos o Grand Siena,
que virou Grand para se distanciar da turma; e agora, no outro canto,
juntos, temos Palio Weekend, Strada e Siena, que receberam os mesmos
tipos de alterações para ganharem mais algum fôlego.
Ainda assim, Strada, Palio Weekend e Siena continuarão populares.
0 resposta a " Fiat Strada Trekking 2013"
Postar um comentário