2014 toyota corolla
quarta-feira, 20 de março de 2013
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Após uma série de flagras da 11ª geração do Corolla ainda bastante camuflada, a Toyota resolveu acabar em parte com o mistério que cerca o visual do sedã: a marca exibiu no Salão de Detroit o conceito Furia, que antecipa o estilo do novo carro. "Ele representa cerca de 85% do modelo final", garante um informante da filial brasileira. De posse dessas informações, refinamos nossas primeiras projeções para mostrar, em primeira mão para você, como ficará o sedã médio mais vendido do Brasil.
Ao contrário do que o mercado esperava, o novo Corolla não será tão conservador quanto as duas últimas gerações. A principal alteração (e a parte mais ousada do estilo) fica por conta da lateral mais comprida – com entre-eixos alongado – e da porta traseira com um recorte para cima em sua parte final, casando com a coluna "C" mais larga e a traseira alta. A dianteira seguirá o que já havíamos adiantado, com faróis irregulares e grade no estilo dos lançamentos mais recentes da Toyota. Atrás, as lanternas não serão exatamente como no Furia (fininhas), mas sim inspiradas nas do Camry, em formato de bumerangue e invadindo a tampa do porta-malas. A placa fica na própria tampa.
No restante, tiramos os exageros do conceito, como os rodões aro 19 (na verdade ele usará aros 16), e aplicamos os detalhes do carro final que foram possíveis de observar pelas imagens dos flagras feitos nos Estados Unidos. Vale lembrar, porém, que o carro brasileiro terá mudanças em relação ao norte-americano. "O daqui será mais ousado nos detalhes", complementa nosso informante. Uma coisa que valerá tanto para lá quanto para cá é a nova estrutura. Como antecipamos na primeira reportagem sobre o Corolla 2014, a nova geração vai crescer. A se guiar pelas dimensões do Furia, o sedã terá 4,62 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos – contra 4,54 m e 2,60 m do carro atual, respectivamente. A medida visa ampliar o espaço interno, principalmente no banco traseiro (ponto fraco do modelo hoje).
O painel deve seguir o estilo do Auris europeu, com linhas bem horizontais. Haverá um novo sistema de entretenimento com tela de LCD e GPS, além do ar-condicionado de duas zonas. As versões automáticas mais caras virão com borboletas no volante para trocas manuais de marcha. Por falar em câmbio, o novo Corolla manterá a caixa manual de seis marchas nos modelos de entrada, mas a antiga transmissão automática de quatro marchas será finalmente aposentada. Nos EUA, a maioria da mídia afirma que a Toyota adotará um câmbio de seis marchas já existente em outros carros da empresa, mas há também quem aposte numa transmissão CVT.
Quanto aos motores, não espere mudanças significativas: a Toyota brasileira já anunciou que fabricará os atuais 1.8 e 2.0 do sedã (de 144 e 153 cv, respectivamente) na nova unidade que a marca está construindo em Porto Feliz (SP) para fazer também os propulsores 1.3 e 1.5 do Etios. A fábrica fica pronta em 2014.
É exatamente para quando está prevista a estreia do novo Corolla no Brasil. O carro deve chegar aos EUA ainda no fim de 2013, pintando nas lojas brasileiras entre março e abril do próximo ano. Estamos no aguardo e atentos a mais novidades sobre o modelo.
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